domingo, 5 de fevereiro de 2023

142 - Dos Carvalhos, Sobreiros e Nogueiras

Dos Carvalhos, Sobreiros e Nogueiras
Se fosse possível transformar e transportar as espécies de árvores para uma equiparação com as idiossincrasias dos seres humanos, poderei assumir que cada pessoa pode reunir em si ou em grupo, as qualidades básicas que definem cada espécie arbórea.
Nogueiras, Sobreiros, Carvalhos, árvores de fruto corrente, são normalmente alguns exemplos de espécies que se adaptam ao meio ambiente de onde são originárias sem gerar pressão ambiental na deterioração dos recursos naturais.
Em oposição, o Eucalipto, fornecedor intensivo e altamente rentável da pasta de papel, adapta-se facilmente em zonas de condições adversas. Considerando que é uma das espécies de crescimento mais rápido, o que permite o seu corte para utilização industrial, reflecte a condição de conseguir exaurir os solos onde está plantada, pela capacidade tentacular do crescimento das raízes e busca por zonas do solo de onde possa absorver os recursos de que necessita para o seu desenvolvimento. Se plantada em larga escala em pouco espaço, facilmente se pode compreender que após o brutal retorno que proporciona, os terrenos dificilmente poderão ser reaproveitados para a introdução de novas espécies ou culturas.
O ser humano é à imagem dos diferentes tipos de árvores plantadas, uma espécie que desenvolve em comunidade o mesmo tipo de adaptação que o Eucalipto produz.

Sem comentários:

Enviar um comentário